Revirando alguns links que estavam aguardando visita no bookmark do meu browser, me deparei com este artigo do io9.com. Ele aborda o novo método de aprendizado instantâneo criado por cientistas americanos e japoneses. que permite que tarefas que demandam tempo e um alto nível de desempenho visual poderão ser prontamente aprendidas. O estudo foi publicado na Science e segundo os cientistas, tarefas que demandam tempo e um alto nível de desempenho visual poderão ser prontamente aprendidas. Basicamente nos mesmos moldes da trilogia Matrix. 😉
Segundo o site Techninja, chamado de Neurofeedback Method, o experimento é o pontapé inicial para o aprendizado de atividades dificultosas e para a recuperação de pessoas com graves lesões na coluna, por exemplo, em um curto espaço de tempo. Contudo, a intervenção esbarra em questões éticas, sendo que seria viável a indução e o direcionamento de conhecimento às pessoas, sem o devido controle.
O método- desenvolvido na Universidade de Boston e na Universidade de Kyoto– usa, basicamente, uma máquina de ressonância magnética para estimular a criação de padrões já pré-conhecidos dentro do cérebro. Seria possível gravar um padrão de conhecimento e, posteriormente, implantá-lo em outras pessoas.
É a vida imitando a arte mais uma vez… 😉