nLite: Faça o “SEU” Windows

Há um certo tempo atrás comentei com os meus alunos, dos cursos técnicos do SENAI, acerca dos remontadores do Windows que existem por aí. Para minha surpresa, boa parte dos alunos desconhecia este tipo de ferramenta. Na ocasião citei o nLite como um bom exemplo deste tipo de software e, fiquei de postar por aqui o endereço para download.

Na realidade este tipo de ferramenta permite que você personalize o seu Windows, remonte o “dito cujo” retirando ou adicionando alguns recursos/programas, ao seu gosto e necessidades. Além de bastante divertido, pode ser extremamente útil “empacotar” um Windows “exclusivo”, com aplicativos que você costuma utilizar no seu dia-a-dia. Isso permitiria que ao instalar o seu Windows, ele já viesse sem os balões chatos de avisos, com as atualizações automáticas já previamente desabilitadas e com o firewall desligado, por exemplo. 🙂

O endereço para se obter o nLite é o http://www.nliteos.com/ e você pode ler/conhecer mais a respeito no excelente artigo do Marcos Elias Picão, publicado no GuiadoHardware.net em 10/04/2007. Cito aqui um trecho do texto:

O que a gente não faz por um Windows mais leve, não é? Anda fazendo sucesso o nLite, um programa que permite modificar diversas coisas no CD do Windows, e gerar um novo CD personalizado. Ideal para micreiros, fuçadores e técnicos. Você pode adicionar novos drivers de dispositivos, para já instalar o Windows com eles. Pode integrar Service Packs, para não precisar aplicar o SP depois da instalação. Pode configurar muitas coisas da interface do Windows previamente, de modo que ele já seja instalado com as suas configurações padrões. Pode integrar atualizações, assim você já instala com elas. Pode remover diversos componentes e serviços, como por exemplo, da chata – e inútil – Central de Segurança (do XP SP2) até o Internet Explorer. Pode deixar a instalação do Windows até 40% mais rápida, desativando e removendo o verificador de arquivos de sistema (SFC). É uma mão na roda para quem instala o Windows de tempos em tempos, ou para quem quer aplicá-lo em diversos computadores (escolas, empresas, lan houses…).