Novo MySQL: Melhorias aumentam 200% o desempenho

Apesar do temor de boa parte dos especialistas acerca do futuro incerto do MySQL depois que a Oracle adquiriu a SUN, ao menos por hora, parece que tudo continua andando bem para o projeto (que continua sendo aberto). Aliás, as coisas parecem andar melhor que outrora, já que a Oracle divulga investimentos em melhorias do banco de dados open-source (que obviamente não concorre com o SGBD pago da empresa – mercados totalmente diferentes).

Agora, de acordo com o Br-Linux.org,

Oracle apresentou um beta do que chamou de um MySQL “muito mais rápido” em uma conferência promovida pela O’Reilly, e aproveitou para insistir que continuirá a investir no SGBD de código aberto.

Um representante da empresa apresentou o beta da versão 5.5, que usará o InnoDB (da Oracle) como engine default, dizendo que ele oferece 200% de melhoria de desempenho, além de tempos de recuperação mais de 10 vezes mais rápido.

Ele também avisou que apesar da mudança para o InnoDB, a arquitetura plugável que permite conectar outros engines ao MySQL continua mantida, e a empresa continuará a disponibilizar a mesma base de código para as versões comunitária e corporativa. (via h-online.com)

O padrão InnoDB no MySQL permite, dentre várias outras possibilidades técnicas, a utilização de integridade referencial entre tabelas de uma base de dados MySQL (leia mais sobre isso aqui). Esta é uma característica absolutamente importante no desenvolvimento de sistemas de informação e bastante negligenciada por boa parte dos desenvolvedores web acostumados a programarem apenas websites ou aplicações de pequeno porte.

Faz-se importante ressaltar que o padrão InnoDB Oracle, o qual é mencionado neste post, é diferente (inclusive em termos de licenciamento – uma licença DUAL) do “velho” padrão InnoDB que é parte integrante do MySQL desde a sua versão 3.23.43b. Para os que testarem ou tiverem maiores informações sobre esta nova versão do MySQL divulgada pela Oracle, fiquem a vontade para compartilhar suas experiências nos comentários deste post. 😉