Sei que pode parecer uma certa heresia para usuários e internautas mais jovens, mas acreditem em mim, nem sempre houve o MSN, o GTalk e o Skype. Até a metade da década de 90 o meio mais comum de se obter auxílio técnico de “qualidade“ e trocar informações sobre tecnologia com outros usuários eram os canais de IRC (Internet Relay Chat). Mesmo depois, com a popularização das listas de discussão e fóruns direcionados, o velho e bom IRC continuou a salvar muita gente que estava em busca de ajuda específica.
Obviamente que hoje em dia, em função da facilidade de se adicionar um colega ou contato no MSN ou outro comunicador instantâneo qualquer, este cenário mudou um pouco. No entanto, enganam-se aqueles que acham que os canais de IRC morreram ou que são acessados apenas por dinossauros. Canais como #debian-br, #tchelinux, #oesc-livre, #vivaolinux, #WindowsHelp e tantos outros no servidor irc.freenode.net (existem vários outros servidores) são exemplos práticos de espaços virtuais onde encontram-se usuários e desenvolvedores dos mais variados níveis e, por conseqüente, pode-se tirar dúvidas ou ajudar outros colegas de maneira simples (nas respectivas temáticas).
Não é objetivo deste post fazer um apanhado histórico sobre o IRC, relacionar clientes específicos (gosto muito do xchat no Linux e do mIRC no Windows) ou debater os melhores canais. Isso você pode fazer usando o Google, não é mesmo?!?! – De todo modo, deixo aqui a dica deste artigo que aborda a lista dos principais comandos aceitos pelos servidores IRC e a URL de acesso ao webchat do servidor freenode.net que permite você participar dos canais sem ter que usar cliente algum nem se preocupar com bloqueios de firewalls e afins.
Enfim, quando a pesquisa no Google não ajudou e as listas e fóruns espalhados na internet também não surtiram efeito algum, tente os geeks de plantão no IRC! 😉