Os 10 cargos mais estressantes em TI

Que o trabalho em TI é cada vez mais exigente e estressante isso todo mundo sabe. Mas quais os cargos que sofrem mais pressão? – um levantamento realizado pela empresa Emerson Network Power aponta que exaustão é comum a todas as posições em tecnologia da informação e que, em média, os profissionais precisam estar disponíveis 119 horas por semana.

Segundo a pesquisa, os dez empregos que os participantes elegeram como os mais exaustivos em TI são (em ordem de número de votos):

  1. Diretor Executivo/Administrador
  2. Aquisições de TI
  3. CIO
  4. Diretor/Gerente de TI
  5. Operações de TI
  6. Gerente de central de processamento de dados
  7. Engenharia
  8. Segurança de TI
  9. Desenvolvimento de software/aplicações
  10. Gerenciamento de banco de dados

Depois de vários anos de carreira e de ter trabalhado em várias áreas da Tecnologia da Informação, preciso concordar com o resultado desta pesquisa. Pode não parecer – principalmente para os mais jovens e que geralmente ocupam cargos de desenvolvedores, analistas de suporte ou sysadmins – mas gerir equipes, administrar orçamentos cada vez mais apertados com metas de negócio cada vez mais agressivas e lidar com terceiros e aquisições, são tarefas extremamente estressantes.

O fato é que se você não quer stress hoje em dia, o melhor a fazer é ir morar em uma ilha isolada, numa tapera, cuja única preocupação seria pescar o almoço. O stress e a tensão estão presentes em todas as carreiras. Algumas mais, como é o caso da TI. Acostume-se ou mude! 🙂

Fonte dados da pesquisa: informationweek