Nos últimos anos parece que a Campus Party, (que ao menos pra mim) tinha uma imagem de ser muito mais uma ‘reunião de gamers‘ do que qualquer outra coisa, ganhou um ‘ar mais útil’ (não que gamers não sejam úteis, claro). Este ano, pelos feedbacks que tive de alguns amigos que participaram do evento, houveram inúmeras palestras de altíssimo nível – tanto em assuntos técnicos como sobre empreendedorismo, inovação, IoT e marketing digital, por exemplo.
Um destes exemplos foi a palestra do amigo e integrante do core team do pfSense e do FreeBSD, Renato Botelho. Ele fez uma fala no espaço ‘Inovação, Segurança e Rede’, na manhã do dia 29/01. O tema da sua palestra não poderia ter sido mais próprio: Do meio do mato pro meio do BSD.
Ninguém melhor que o Renato pra abordar este assunto. Durante o bate-papo, o Garga (como também é conhecido o Renato) falou sobre suas experiências de como um desenvolvedor do interior de São Paulo, sem sair de casa, integra o time de developers do BSD. Efeitos de um mundo globalizado mas também de uma carreira muito sólida e pautada pela dedicação.
Agora você pode assistir a gravação da palestra do Renato no Youtube (acima). Eu também fiz um hangout-entrevista com ele há alguns meses atrás, abordando mais especificadamente o roadmap do pfSense. Você pode conferir este hangout aqui.