No último dia 03/12 finalmente foi lançada a versão final do PHP7. Muita coisa mudou em relação as versões anteriores e não faz parte do escopo deste post discutir estas mudanças em específico. Deixo isso pra outros posts que já existem na Internet.
De qualquer forma, como de praxe pra quem já é desenvolvedor/sysadmin PHP, é sempre importante avaliar com cuidado o upgrade dos seus servidores. Eventualmente, você pode quebrar coisas nos seus códigos ou simplesmente deixar seus sistemas ou websites inoperantes.
Mas se você é um programador mais experiente e já fez esta análise, pode estar procurando apenas uma ‘receita de bolo’ mais prática para atualizar os seus servidores Linux. Se este for o seu caso, gostaria de deixar aqui 2 dicas que chegaram até mim através da Newsletter SemanaPHP, mantida pelo amigo Elton Minetto:
A primeira dica resume-se a este post publicado na DigitalOcean, em que o autor mostra como atualizar seu webserver Apache ou Nginx rodando PHP 5.x para o PHP 7. Já o segundo tutorial, que acompanha até mesmo uma pequena vídeo-aula, tem uma abordagem muito semelhante – mas com um enfoque mais claro em cima do recurso “Memcached”. Ambos tratam do upgrade em servidores/VMs Ubuntu Linux, mas o procedimento em linhas gerais vale pra qualquer distro.