É muito comum durante palestras ou mesmo em aulas sobre Redes de Computadores termos um público que não faz a menor ideia de como o backbone (espinha dorsal da rede) mundial, de alguma maneira e em algum segmento, se interconecta através de fibras ópticas submarinas ou subterrâneas. Para os mais novos na área de TI pode parecer um tanto quanto surreal imaginar isso, mas existem estrutura enormes e bem complexas instaladas à KMs de profundidade nos oceanos ligando os continentes e provendo largura de banda suficiente para todo o tráfego de dados entre eles. Nos dias de hoje, isso seria praticamente ‘impossível’ de se manter somente através de comunicações por satélite, por exemplo.
https://youtu.be/YOgClt5bwew
Instalando fibras ópticas e outros equipamentos submarinos de rede
Atualmente temos milhares de quilômetros de fibra óptica – que respondem a cerca de 99% das conexões do nosso planeta. Estes cabos submarinos contam com uma capacidade total de troca de dados tão incrível que, se utilizada de uma vez só, já ultrapassaria os 7 terabytes por segundo. Você pode saber mais sobre como são produzidas e instaladas estas fibras ópticas neste belo post do TecMundo.
Recentemente o Paulo Magrini (pmagrini em gmail.com) enviou para uma lista de discussão a dica deste infográfico interativo que mostra de onde vem e pra onde vão os enlaces de fibras pelo mundo. O material realmente é bastante rico em detalhes e foi muito bem produzido. Portanto, se você quiser ver por onde seus dados passam para atingir servidores e usuários do outro lado do mundo, agora pode ter uma ideia em alta resolução. 😉