PostgreSQL 9.0 lançado oficialmente

Neste último dia 20 de setembro ocorreu um dos lançamentos mais esperados do ano pela comunidade de software livre e desenvolvedores/DBAs em geral. O PostgreSQL 9.0 finalmente foi liberado oficialmente pelo time que comanda o projeto. A última grande versão estável (versão 8.4) do SGBDOR havia sido lançada em julho de 2009 e muitas novidades aguardadas por usuários foram incorporadas à nova versão. É possível acessar o review oficial e conferir todas as boas novas desta release final (veja também as novidades que já havíamos adiantado anteriormente aqui no blog).

De acordo com Flávio Henrique A. Gurgel, dentre todos os novos recursos do PostgreSQL, 2 merecem mais destaque:

  • hot-standby: um ou mais servidores escravos recebem réplica constante do banco mestre, permitindo consultas de leitura.
  • streaming-replication: as transações podem ser replicadas assim que acontecem, não precisamos mais esperar pela finalização dos logs de transação. Isso ajuda a manter servidores escravos mais atualizados, num tempo bem menor.

Ainda segundo Flávio, apenas os bancos que usam funções (stored procedures) em pl/PgSQL merecem cuidados especiais quando de migrações para a versão 9.0. Houveram algumas mudanças na linguagem que não aceita mais nomes de variáveis iguais a comandos SQL. Uma auditoria rápida resolve isso. As aplicações que já funcionam com PostgreSQL não precisam de alterações, pois o time de desenvolvimento cuida sempre para manter a compatibilidade. Um teste fora de produção sempre é recomendado antes de migrar, claro.

http://www.postgresql.org/