Se você é um feliz proprietário de um console Wii ou morre de vontade de ter um em casa, principalmente por causa do seu recurso de motion sensing (vibrar de acordo com cenas e eventos dos jogos), certamente vai adorar a novidade que a NeuroSky promete lançar no mercado (pré-venda) até dia 1º de junho. Trata-se do seu controle mental para jogos, intitulado de BrainWave.
De acordo com a TechZine, “… o equipamento, foi feito com a implantação do sensor em um fone de ouvido, do qual se encarrega de captar as ondas cerebrais do jogador, resultando em uma movimentação dos objetos virtuais no jogo.
É um tanto difícil explicar o real funcionamento deste equipamento, pois os próprios jogadores que avaliaram o equipamento não conseguiram definir ao certo a sensação de manipulação dos objetos pelo pensamento, bem como a forma de controlá-los.
“É como se você flexionasse um músculo sem saber”, disse Johnny Liu, Gerente de Sistema de Aplicações da NeuroSky.
Vale apena ressaltar que o controle do pensamento neste caso ainda está em um estágio primitivo, extraindo os sinais do cérebro em apenas um controle, que é exercido nos objetos da cena quando pressionado o mouse. As movimentações do personagem e da câmera ainda são controlados pelo teclado e mouse.”
Obviamente que uma vez lançado oficialmente, o BrainWave deve contar com um grande problema inicial: A falta de títulos com suporte a tecnologia. Entretanto, correm boatos que a Lucas Arts esteja de olho nesta tecnologia e, que dependentemente dos resultados obtidos pela equipe da NeuroSky, irá lançar alguns dos seus títulos com o devido suporte. Quem sabe em breve não seja possível interagir totalmente com aquela sua cópia do Star Wars através do pensamento? 😉