Que tal um cluster de placas de vídeo?

Ao que parece a AMD realmente estava pensando nos gamemaníacos de plantão quando anunciou o lançamento da sua nova plataforma, entitulada de Spider. A tecnologia da AMD permite o “casamento”, por assim dizer, num mesmo composto de hardware, de nada mais nada menos que processadores Phenom Quad-Core, até 4 placas de vídeo ATI Radeon HD 3800 e o chipset AMD – 7 com CrossFireX, Hypertransport 3.0, AMD Overdrive e AMD AutoXpress.

Sei que parece um tanto quanto assustador num primeiro momento, mas é isso mesmo que você acabou de ler no parágrafo acima. A AMD investiu num composto de alta performance, para o mercado doméstico, focando naqueles usuários extremamente exigentes no que se refere a performance de processamento de gráficos 3D. Em resumo, trata-se de uma plataforma pensada para obter alta perfomance na execução de games modernos ou naquelas tarefas gráficas que exigem escalabilidade e dinamicidade de usuários.

Não é a primeira vez que um fabricante anuncia um composto com mais de uma interface de vídeo com este tipo de finalidade. A idéia passou a ser atrativa a partir da concepção do barramento PCI Express, que possui uma largura de banda muitíssimo maior que o AGP. A primeira vez que ouvi falar de uma “engenhoca” neste perfil, para microcomputadores domésticos, foi um projeto chamado SLI (Scalable Link Interface), da NVídia.

A idéia consistia basicamente em interconectar as duas placas de vídeo por meio de uma interface SLI, de modo que fosse possível somar o poder de processamento dos GPUs (Graphics Processing Unit) como se tívessemos em mãos uma única interface de vídeo com o dobro (não exatamente o dobro, obviamente, uma vez que há perda de performance na conversão dos dados) de processamento. Outra característica interessante deste tipo de iniciativa, era o fato de se poder utilizar duas saídas, dois monitores com processamento de vídeo independentes.

De acordo com a própria AMD, eis a ficha técnica da plataforma:

A plataforma da AMD de codinome “Spider” reúne processador, placa de vídeo e chipset AMD para compor a mais completa plataforma para entusiastas de computação já criada. A combinação dos melhores componentes da categoria proporciona a última palavra em experiência de computação, com impressionante escalabilidade e excepcional eficiência.

Incríveis recursos de computação

  • O verdadeiro desempenho de um processador de quatro núcleos para uma experiência multitarefa incrivelmente poderosa
  • Gráficos sensacionais, com impressionante desempenho e efeitos fantásticos, proporcionando uma experiência intensamente visual
  • Excelente ajuste de desempenho com a tecnologia AMD OverDrive™* (em inglês)
  • Fenomenal reprodução de conteúdo em HD-DVD e Blu-ray com resolução total

Impressionante escalabilidade

  • Plataforma de extraordinária flexibilidade, para que você possa comprar hoje e aumentar amanhã
  • Os recursos de vídeo mais desejados – até quatro placas, todas operando em modo
    ATI CrossFireX™*, com suporte para até oito monitores
  • O verdadeiro suporte para PCI Express® 2.0 lhe permite tirar pleno proveito da próxima geração de componentes de alta velocidade

Muita eficiência

  • Uma incrível relação desempenho/real/watt em toda a plataforma
  • Operação mais refrigerada e silenciosa com tecnologia aprimorada de otimização da energia, incluindo a tecnologia Cool‘n’Quiet™ 2.0 e aceleradores de vídeo
  • Constante monitoração da carga de trabalho do sistema e ajuste do consumo de energia e do desempenho, a fim de atender à demanda do usuário

Plataforma AMD “Spider”. Nunca todos os componentes de uma plataforma foram desenvolvidos para funcionarem tão bem juntos, melhorarem tanto o desempenho e possibilitarem uma experiência de uso do PC tão completa.

Leia mais a respeito:

http://multicore.amd.com/br-pt/AMD-Multi-Core/Quad-Core-Advantage/Spider.aspx

http://gizmodo.com/gadgets/spiderpig/amd-spider-platform-is-gaming-supercomputer-or-so-they-say-324232.php

http://www.tecnomodo.com/2007/11/arquitetura-spider-da-amd-capaz-de.html

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2005/10/27/idgnoticia.2005-10-27.6032966878/