O VB.Net não é apenas uma versão “melhorzinha” dos antigos (e em mmmuuuiiitttooosss casos, atuais também :)) Visual Basic 5.0 e 6.0. Na prática o Visual Basic .Net é uma implementação de classes específicas para interpretação de código Visual Basic no serviço .NET FrameWork (apenas um dos serviços que compõe a plataforma .NET da Microsoft). Resumindo, o VB.Net é quase uma linguagem nova que trás consigo conceitos importantes da programação orientada a objetos (polimorfismo, encapsulamento, herança, etc…).
Conheça mais sobre a plataforma .NET nos links postados abaixo:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_.NET
- MSDN Brasil – Comunidade brasileira oficial de desenvolvedores Microsoft
- http://www.macoratti.net/vbnet_1.htm
Portanto, se você conhece o Visual Basic 5.0/6.0 é mais do que aconselhável (por uma questão de exigência e paradigmas de mercado) que você começe a estudar e se adaptar à estrutura .NET. Se você está começando agora a programar ou está querendo aprender Visual Basic, meu conselho particular e pessoal é que você coloque seus esforços no estudo e entendimento do paradigma .NET (quem sabe também no estudo do JAVA, Ruby, PHP for OO ou Python – linguagens livres?).
De todo modo, caso seu objetivo seja realmente programar em Visual Basic .NET você não precisa necessariamente comprar a última versão do Microsoft Visual Studio.NET (pacote que contempla o VB .Net) ou mesmo uma licença para a ferramenta. Você pode utilizar o Visual Basic 2005 Express Edition que é grátis e totalmente funcional. Com ele você tem praticamente os mesmos recursos do VB .Net, haja vista que tráz a implementação da linguagem e da sintaxe em si idêntica. Neste sentido, você pode iniciar seu estudo dirigido ao VB .Net sem ter que fazer um empréstimo bancário! 🙂 – Uma boa dica para iniciar seus estudos com o VB 2005 / VB.Net é a seção VB .NET mantida pelo Macoratti.
Outra excelente dica é o projeto livre MonoBASIC, desenvolvido e mantido (agora também com o auxílio da FINEP e da própria Novell) pelo brasileiro Rafael Teixeira, que está atualmente na sua versão Alpha. Trata-se de um um compilador da linguagem VisualBasic.NET (VB.NET), escrito totalmente em C# (CSharp) dentro do projeto Mono (www.go-mono.com) que é um porte em software livre do .NET Framework, disponibilizado para Windows pela Microsoft (veja também o projeto Mono Brasil), usado extensivamente, a exemplo do projeto Mono, na plataforma operacional Linux. Embora o MonoBasic ainda esteja na sua versão Alpha, já existem vários relatos de sucesso utilizando a implementação.