Se você não mora em outro Planeta, deve ter ficado sabendo sobre a onda de “invasões” que acometeram o STJ e vários outros órgãos públicos brasileiros, como é o caso do Ministério da Saúde e Secretaria de Economia do DF.
Na prática, segundo dados oficiais e extra-oficiais, o que aconteceu não foram exatamente invasões externas causadas por hackers, mas sim, uma infecção massiva por vírus do tipo ransomware.
Para entender mais sobre o episódio, veja o vídeo gravado pelo Dr. Thiago Martinelli Veiga – em que ele aborda o tema com bastante didática – fazendo link com a própria LGPD.
Devido ao grande impacto e repercussão, o CTIR – Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança do Governo Federal, desenvolveu e encaminhou aos demais órgãos um documento contendo tratativas, dicas e ações que devem ser tomados afim de mitigar este tipo de ataque.
Diante deste documento, o time da ConexTI preparou um resumo sobre os cenários e ferramentas mais suscetíveis ao ataque, bem como, o que fazer para que a sua empresa não seja a próxima vítima.
Fique atento as boas práticas e patches de correção e segurança das principais plataformas envolvidas no episódio.