Redundância: Ela se torna realmente importante quando não existe

A idéia de redundância, física e lógica, na TI é sempre um tema peculiar. Afinal de contas, serviços podem ficar inoperantes, usuários inacessíveis, empresas ociosas, serviços públicos paralisados diante de um sinistro qualquer (um incidente). Costumo comparar o conceito de redundância de recursos em ambientes críticos ao seguro de veículos; a gente só percebe a importância dele quando se precisa e ele não foi executado corretamente ou não existe.

É importante deixar claro aqui que esta constatação não é uma crítica em função da notícia abaixo (que saiu no G1), até porque desconheço o cenário e problemáticas envolvidas. Contudo, o caso relatado está longe de ser uma exceção e, com as devidas proporcionalidades, ocorre em vários âmbitos, em empresas de todos os tamanhos e nichos, causando muito mais prejuízos do que custariam as medidas para evitá-los.

Serviços de hospedagem de páginas e de acesso à internet da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) apresentaram problemas na tarde desta sexta-feira (6). De acordo com a empresa, a queda de energia no data center da empresa, ocorrida às 14h45, causou a interrupção. Os equipamentos ficam em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

Por volta das 16h30, a Prodesp avaliava a extensão dos problemas provocados e se a pane havia sido resolvida. Consultada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Eletropaulo informou às 16h53 que não houve registro de problemas no fornecimento de energia para a empresa.

Fonte: G1.com.br