Que atire a primeira pedra quem, nos dias de hoje, possui uma infra-estrutura de TI totalmente homogênea. A verdade é que a miscigenação de tecnologias e metodologias, tanto nos sistemas de informação quanto em relação a servidores e plataformas operacionais, dentro de um ambiente de TI moderno, não é mais uma alternativa, é uma realidade.
Até o advento do Projeto Mono, executar aplicativos desenvolvidos sob a plataforma .NET da Microsoft sem a utilização de um servidor web IIS (rodando em um Windows 2000/2003/2008 Server) era totalmente inviável. Na sua versão atual (2.4), o Mono já oferece um módulo conhecido como mod_mono para hospedar aplicações desenvolvidas em linguagem ASP.NET, .NET, Winforms e GTK# num servidor web Apache rodando sob o sistema operacional Linux, Mac OS X ou Unix.
Este artigo, publicado na última Linux Magazine, fornece uma rápida análise de como configurar o módulo mod_mono no Apache para o suporte a ASP.NET. Nas palavras dos autores:
“…Naturalmente, esta discussão não pretende ser um tutorial completo de como configurar o Apache – um tema que poderia facilmente preencher um livro bem grande – porém, se você já tem conhecimentos básicos de configuração do Apache, continue a ler este artigo para mais informações sobre como trazer o .NET para o seu ambiente web.”