Em mais uma de suas threads gigantes e recheadas de informações ricas em detalhes e extremamente úteis, o Patrick Tracanalli enviou um resumo sobre o que é, como buscar, quais os requisitos, quanto custa e quais as vantagens de se obter uma certificação BSD. Ao final, o Patrick acabou criando um texto com dados de utilidade pública e, justamente por isso, decidi reproduzi-lo na íntegra aqui.
Como uma consequência positiva da outra thread, bastante gente veio me perguntar em pvt sobre a Certificação BSD, respondi todos em PVT mas como foram perguntas diferentes e podem haver outros interessados na lista. Resolvi relembrar os passos aqui, de forma resumida e informal. Mas pra variar quando acabei o e-mail grande, e por isso vou começar do “onde posso saber mais?”
Onde posso saber mais?
- https://register.bsdcertification.org/
- https://register.bsdcertification.org/step-3-pay-for-an-exam
- http://www.freebsdbrasil.com.br/home.php?area=4&conteudo=48
- http://www.freebsdbrasil.com.br/home.php?area=4&conteudo=48&sub=85
- www.bsdcertification.org/faq
1) O que é?
O BSD Certification Group é (importante) uma organização sem fins lucrativos (formalmente uma 501(c)(3) status segundo a lei americana), composta de um grupo de pessoas diretamente envolvida com sistemas BSD: desenvolvedores, membros de Core Team, doutores, autores, pesquisadores e apoiadores.
O BSD Certification Group (BSDCG) é apoiado pelos Projetos FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, DragonflyBSD, de forma direta ou indireta (pessoas parte da Foundation e/ou Core Team desses sistemas). O objetivo primário é oferecer níveis de certificações e proficiência em sistemas BSD reconhecidos mundialmente (uma única certificação global). Como consequência, promover, divulgar e apoiar os sistemas BSD, e o mais importante, tornar ampla a noção que profissionais BSD, para se tornarem profissionais BSD, tem um nível de experiência que engloba (e as vezes supera) outros sistemas como sistemas Linux e outros Unix.
Ou seja um profissional BSD são, normalmente, profissionais com bom conhecimento em outros sistemas tipo Unix além de BSD. Esse entendimento é defendido e “cobrado” nas provas, havendo questões específicas mas também outras muito genéricas a qualquer sistema Unix.
2) Pra que serve?
O grupo promove 2 certificações BSD:
BSDA (BSD Associate): nível introdutório, onde o profissional certificado comprova sua proficiência em nível de Profissional BSD Pleno ou Junior. Essa certificação existe desde 2009 (com BETAS desde 2007). Ela cobra conhecimentos em Unix-like em geral (awk, grep, shell, regex), TCP/IP, roteamento, e claro, itens específicos dos sistemas FreeBSD, NetBSD, OpenBSD e DragonflyBSD.
Essa certificação é composta de 7 domínios básicos de conhecimento, e o número de questões da prova está balanceado da seguinte forma:
- Installing & Upgrading the OS and Software: 13%
- Securing the Operating System: 11%
- Files, Filesystems, and Disks: 15%
- Users and Accounts Management: 16%
- Basic System Administration: 12%
- Network Administration: 15%
- Basic Unix Skills: 17%
As regras básicas pra passar não são simples, mas podemos simplificar o entendimento:
De acordo com o peso dos domínios de conhecimento, a prova vale de 200 a 700 pontos. A ciência da psicometria envolvida sugere que uma pessoa que não saiba nada e “chutar” tudo, vai acertar algumas questões e terá pontuação perto de 200. Pra pessoa conseguir menos de 200 pontos ela tem que fazer questão de errar as questões ou invés de chuta-las. Da mesma forma a probabilidade de um grande mestre BSD conseguir 700 pontos é baixa, e sugere algum tipo de “fralde”.
Ou seja a tal da psicometria e essa distribuição de pontos funciona de forma que 700 pontos nem o Jun Ichiro “Itojun” Hagino Aro, deveria conseguir. Quem não conheceu a história do itojun@{freebsd.org,openbsd.org,netbsd.org,xxxx.org}, um resumo: a única pessoa no mundo que conseguiu ao mesmo tempo ser commiter de todos os sistemas BSD (+ developer Linux, Solaris, funcionário da Cisco, Juniper, advisor, membro permanente do projeto KAME, IETF + outras coisinhas).
Dentre esse range 200-700 pontos, o profissional pra se certificar precisa conseguir 500 pontos (nota de corte). Ou seja estar entre na metade do caminho. Portanto um bom profissional “médio” de BSD consegue passar.
Como é complicada a psicometria, uma vez a Sandra Dolan (mulher do governo americano que audita e valida essa parada toda) resumiu da seguinte forma:
É como se em uma prova de 0 a 10 pontos você precisasse tirar 5. Mas com uma diferença, os passos das provas são divididos de forma que se você não acertar ao menos 40% de todos os domínios de conhecimento, você não consegue passar.
Resumindo, você precisa ter aproveitamento de 50% mas não pode por exemplo você “gabaritar” a parte de segurança (Securing the OS) se você errar quase tudo de gerência de usuários e contas (Users and Accounts). Então uma alta pontuação em um domínio de conhecimento aumenta sua nota mas não compensa um aproveitamento muito baixo em outro domínio de conhecimento.
Na prática: a prova é fácil; no Brasil mais de 80% das pessoas que fizeram a prova a primeira vez, passaram. E mais de 85% de quem fez duas vezes, passou na segunda. Essa média é acima da mundial (60% e 75% respectivamente) e apenas abaixo da média dos Americanos, onde 88% passou na primeira e 91% na segunda vez.
Some a isso o fato da prova ser em língua inglesa, que não é nossa língua nativa, estamos em pé de igualmente com os americanos como os melhores profissionais BSD do mundo. Ok essa interpretação é minha, e não tem base científica. Mas vejo que o inglês as vezes prejudica alguns. Ou ao menos evita que eles tenham uma nota melhor ainda.
BSDP (BSD Professional) nível profissional, onde o profissional certificado comprova sua proficiência em nível de Profissional BSD Senior ou Pleno.
Essa ainda está em etapa de validação de processos, laboratório, psicometria e governamental.
3) Quanto custa?
OK esse e-mail é informal, e não falo em nome do BSD-CG mas sim apenas como um membro da FUG-BR: custa dinheiro de pinga. Ou menos. Convenhamos conheço muita gente na FUG e sei que tem nego que bebe mais que meu Maveco v8 hehehe.
A prova custa 75 dólares (paper based, a única modalidade disponível no Brasil) ou 150 dólares (prova online, mas apenas em algumas cidades dos EUA e poucas outras mundo afora, em parceria com um centro de avaliação americano).
4) Como fazer?
Você faz o registro normalmente[1], e consegue seu BSDCG-ID, no Passo 2 você escolhe o tipo e local e no Passo 3 [2] você paga, online.
Se preferir pode pagar na FreeBSD Brasil mesmo, na hora, no valor do dólar do dia +IOF da Dilma, e a gente repassa pro BSDCG. Opção pra quem não tem Cartão de Crédito internacional ou simplesmente não quer fazer o pagamento pelo Paypal por conta própria.
5) Onde e como fazer?
No Brasil, na sede da FreeBSD Brasil. A FreeBSD Brasil é o primeiro Testing Center do BSDCG no mundo! (ebaaa hehe), desde Fev/2009:
Antes todas as provas eram aplicadas apenas em eventos de TI. Depois abriram outros centros permanentes e em seguida os exames online.
No Brasil você pode fazer qualquer dia, e qualquer hora, com agendamento mínimo com 3 dias de antecedência, em Belo Horizonte, na FreeBSD Brasil (Savassi), ou no escritório da IDS Tecnologia no Rio de Janeiro (Copacabana).
Fora de BH e RJ você pode fazer em qualquer lugar ou evento que tenha algum Proctor brasileiro. Nós temos proctors pro RJ, SP e BH, as pessoas são:
- Pedro Chaves (pedro em ids.com.br, pedro em freebsdbrasil.com.br), Belo Horizonte
- Sandro Melo (sandro em nix.com.br), São Paulo
- Aline Rebelo (florzinha em bsd.com.br, florzinha em freebsdbrasil.com.br), Rio de Janeiro
Essas pessoas podem ser contactadas diretamente ou através de mim. Eles tem autonomia pra aplicar a prova onde quer que estejam. E olha que essas pessoas viajam bastante, em especial Pedro e Sandro. Ou seja norte, nordeste, sul, sudeste, em eventos, universidades, faculdades. Hoje mesmo Pedro está na região de Brasília, Flor no RJ e Sandro no Nordeste.
Só entre em contato com 2 ou 3 dias de antecedência pq se essas pessoas não estiverem com o “kit de prova” eu terei que enviar e o correio precisa de um tempo pra entregar.
Fora isso, em eventos, ou pode combinar grupos pra fazer a prova. A gente ajusta os requisitos de local e aplicamos.
Em casos extremos eu posso aplicar as provas também. Mas por ser membro fundador do BSD CG e dar treinamento em FreeBSD eu não sou proctor permanente e preciso pedir autorização antecipada. Então comigo é necessário 1 ou 2 dias a mais pra “mulherada” (Dru e Sandra Dolan) autorizarem.
6) O BSD Certification Group certifica. Mas quem certifica o certificador?
Essa é uma pergunta que todos deveriam se fazer. Qual valor real da sua certificação? No mercado sabemos que a maior parte dos certificados ou são promovidos pelo fabricante do produto (ie, Cisco, Juniper, Solaris, Microsoft), por uma organização independente criada pra esse fim (LPI, BSDCG) ou por associações e organizações mistas (ISACA, ISC^2, SANS, etc, etc).
As vezes rola essa desconfiança se a certificação é realmente com a melhor das intenções ou se é apenas algo comercial e com interesses diretos e indiretos maiores do que, de fato, a proficiência no produto, sistema ou processo.
Esse problema do ovo e da galinha incomodou em primeiro lugar o Departamento de Defesa Americano que é um grande consumidor de certificações. Seja de recurso humano ou software e produtos. Um dos livros de capa colorida do DoD era sobre o processo de “Accreditation” de “Certification” (ou validação, credibilidade de uma validação). Com base nesse livro de requisitos do DoD o governo americano criou a NCCA (National Commission for Certifying Agencies): http://www.credentialingexcellence.org/ncca.
Resumindo uma grande história, o NCCA delega um agente independente, funcionário do governo e responsável pela validação psicométrica das provas das agências e organizações de certificação cuja credibilidade (accreditation) é validada. No caso do BSDCG essa pessoa é a Sandra Dolan, que tem um custo pro BSDCG e que também supervisiona o BSDCG. Ou seja nós pagamos pra sermos supervisionados.
E esse processo consiste no seguinte: um número aleatório de membros fundados do BSDCG foram sorteados pra fazer uma prova. Essa prova foi criada pela NCCA, sob as asas da Sandra Dolan, e essa prova foi submetida ao Core Team dos 4 projetos. O Core Team avaliou se o que era cobrado e como era cobrado, poderia validar que aquela pessoa conhecia de BSD. Uma vez essa etapa sendo concluída a prova foi submetida a essas pessoas sorteadas.
Quando todos os sorteados tiveram, na média (e não individualmente) uma taxa de acerto superior a 80%, eles puderam começar compor e gerenciar os grupos que fariam as questões da prova (o chamado SME, Subject Matter Experts, ou os “experts no assunto”).
Portanto “quem certifica o certificador”? No caso do BSD Certification Group você ter um certificado BSDA significa que:
- Quem elaborou sua prova são SMEs escolhidos e aprovados pelos Membros do BSDCG.
- Os membros do BSDCG foram submetidos a uma prova maior, mais ampla e mais difícil do que as que eles podem cobrar.
- Portanto o BSDCG teve que provar que tem membros que detém proficiência maior do que o que é cobrado pra BSDA e BSDP.
- Essa prova validada pelo Core Team dos Projetos e pelo Board of Advisors, conselheiros formados só pelos “pais e mães” dos sistemas BSD.
- Esse processo foi validado e certificado pela NCCA do governo americano.
Então a prova BSDA e BSDP serve todos que reconheçam a seriedade e severidade dos critérios do NCCA. E isso inclui além da indústria e mercado amplo, governos, agências e forças armadas.
7) Como eu se preparar pro exame?
Será no seu tempo, no seu rítimo, mas os passos são simples, você pode fazer download do Guia de Requisitos pra Certificação, e se preparar. Ou comprar o DVD de Certificação do BSDCG. Esse DVD vem com o Guia e alguns materiais exclusivos pra estudo, entre eles o BSD Wikibook, projeto de livro iniciado pelo Jeremy Reed e feito pela comunidade exatamente com foco em se preparar pra BSDA.
A partir do guia, e com o DVD em mãos, você terá os sistemas e poderá praticar / estudando pra prova.
O que vem no DVD de preparação:
http://www.bsdcertification.org/store
Mas quanto custa esse DVD?
– 40 dólares
Poxa mas que DVD caro, a prova custa 75 e o material de estudo 40?
Sim. Sabemos que é caro, e o principal, tudo que tem no DVD está também disponível na Internet sem custo nenhum. Você pode ver o Wikibook na Web, ao invés de ter em PDF. Pode baixar os handbooks e os sistemas. O DVD voce tem tudo junto e um DVD multi-boot com todos os sistemas operacionais BSD, tem uma capa bonita e colorida e nada mais.
Então o que te faz pagar 40 dólares pra ter algo que você baixa sem custo na Internet?
O valor do DVD é uma “contribuição”, uma “doação” que você faz pro BSD Certification Group. Não é pre-requisito e você não é obrigado. Mas é um apoio e reconhecimento de valor ao trabalho feito pelo BSD CG.
Na prática as provas de Certificação BSD são as mais baratas do mercado. E nós gostamos de dizer e manter isso.
O valor das provas mal paga os custos de psicometria e obrigações com profissionais e processos que mantém a validade e credibilidade da certificação. Literalmente as vezes falta dinheiro, e quando falta, a venda do DVD é a única fonte de renda. No passado quando não existia o DVD ou as vendas foram baixas, nós, membros do BSDCG já tiramos do próprio bolso pra pagar custos, principalmente os anuais que apensar de únicos no período, são altos.
Ou seja esses 40 dólares vão pra “caixinha” do BSDCG. Você pode até fazer doações sem comprar o DVD. Mas o DVD é nosso “Obrigado” por uma doação de 40 dólares.
Lembre-se que o BSDCG é uma organização sem fins lucrativos. Isso quer dizer, em linhas gerais, que não pode dar lucro MESMO, e indiretamente que frequentemente falta grana hehe. E nos EUA esse controle de “non-profit” tem sua rigidez. Os relatórios anuais de recebimentos e gastos estão no website.
8) Tem algum treinamento que prepara pra BSD Certification?
Oficialmente: não.
Nenhum que o BSD Certification Group reconheça ou recomende.
No entanto, informalmente, existem empresas e pessoas que dão treinamento em BSD, algumas com foco exclusivo na prova, outros com foco em sistemas BSD de forma mais ampla. Por exemplo o próprio Jeremy Reed, um dos fundados do NetBSD, do BSD Cert Group, o criador do Wikibooks, é instrutor FreeBSD, NetBSD e tem um treinamento específico pro BSDA.
Empresas como iXSystems oferecem treinamento também. Grupos como NYCBUG também.
No Brasil, alguns Hacker Spaces (ou Hacker Clubs como alguns preferem) já fizeram treinamentos focados na prova BSDA.
Por fim, e mais uma vez sem falar em nome do BSDCG, a FreeBSD Brasil tem o FreeBSD S.S.A. O SSA não é focado na prova BSDA, não é feito com base nesse objetivo. Nem é um treinamento que aborda outro sistema que não o FreeBSD.
Mas sob o ponto de vista do FreeBSD e da grade de conhecimento e requisitos cobrados na prova BSDA, o FreeBSD SSA cobre 100% desses requisitos. Temos uma estatística de 80% das pessoas que fizeram o SSA passaram na Certificação BSDA. Desses, 60% nunca tinham tido contato com FreeBSD ou outro sistema BSD, mas como muito do conhecimento cobrado em outros BSD são comuns ao FreeBSD, e o FreeBSD tem um pesinho especial na prova hehehe, fazer o SSA te dá condições de conseguir os 500 pontos de Score Pass. Ou ao menos de apoiar consideravelmente seus estudos. Mas não, o SSA não é feito especificamente pra Certificação.
9) Qual a Validade da Prova? (ou, como me Recertifico)?
A certificação é valida por 5 anos. Os primeiros profissionais certificados, fizeram a prova em 2009. Ou seja expiraram em 2014 ou estão prestes a expirar agora em 2015, então aproveito o gancho desse e-mail e vou explicar o processo de recertificação:
Você tem duas opções:
– Refazer a prova (claro)
– Pagar uma taxa de 100,00 dólares e conseguir 10 créditos de recertificação conforme:
http://www.bsdcertification.org/certification/recertification-policy
Como conseguir esses 10 créditos?
1) A forma mais fácil: comprovar através de relatório do seu empregador que nos últimos 5 anos você trabalhou como Sysadmin BSD, descrevendo quais suas funções exercídas. Devem haver 5 relatórios de funções e 5 comprovações uma pra cada ano. Tem que ter o contato e-mail e telefônico do seu empregador pra conferência. Quanto mais detalhes das suas atividades melhor. Esse método vale 2 créditos por ano, portanto 10 créditos se você trabalhou os últimos 5 anos com BSD.
2) Comprovar que trabalhou como consultor ou parcialmente como sysadmin BSD, 10 a 30 horas semanais trabalhando com BSD. Vale 1 crédito por ano, portanto máximo de 5 créditos. Tem que identificar os seus contratantes, projetos, escopo que trabalhou e cada atividade executada.
3) Ter ministrado treinamento em BSD. 1 crédito por DIA de treinamento (8 horas dia), máximo de 10 créditos (80 horas de treinamento lecionado). Tem que provar que o treinamento existiu, mostrando URL, escopo, grade curricular e comprovação clara que voce foi o instrutor. Nome do contratante, alunos, e contato. Tem que apresentar seu perfil como instrutor.
4) Publicação de artigo ou how-to relacionado a BSD, com 1500 palavras por artigo no mínimo. Vale 1 crédito por artigo. Tem que demonstrar onde foram publicados (jornal, revista, periodicos, walls, painéis, revista online). Tem que apresentar seu perfil como pesquisador/autor. Não vale Blog bem sites de comunidade que tem requisito próprio.
5) Palestra ou apresentação sobre BSD. Vale 1 crédito por apresentação de 30 minutos, portanto mínimo de 5 horas de palestra dada pra conseguir 10 créditos e não vale repetir a palestra, ou seja tem que ser 10 temas diferentes. Tem que informar URL que comprove palestra no evento, sua biografia de palestrante e website do evento. Se não estiver online tem que enviar as apresentações (slides) e notas do palestrante.
6) Diploma/Certificado de treinamento realizado. Valem 2 créditos por semestre. Ou seja se você fez 10 cursos no mesmo ano só valem 4 créditos (2 por semestre) portanto tem que ter feitos cursos diferentes de atualização, ao longo dos anos, e não tudo num período único. Tem que apresentar grade do curso, quem ministrou, certificado e identificar tópicos cobertos pelos requisitos BSDA.
7) Certificação Profissional: ter feito alguma certificação além da BSDA (pode ser BSDP) que cubra também os tópicos dos requisitos BSDA. Tem que identificar os requisitos BSDA abrangidos. Tem que mostrar o certificado.
8) Blog sobre BSD (ou de comunidade). Tem que enviar URL do blog. Cada 5 post de 300 palavras vale 1 crédito.
9) Administração de Sistemas BSD: caso você não tenha um emprego que seja 100% do tempo dedicado a BSD mas envolve BSD, você precisa listar cada servidor que voce administra/administrou, o que é a função do servidor (webmail, firewall, BD, etc) e como isso é coberto pela lista de requisitos BSDA. Vale 1 crédito pra cada ano, portanto só 5 crédito caso seu emprego não seja Full Time com BSD. Talvez seja o seu caso, talvez seja o primeiro caso (Full Time), não sei ao certo, você tem que ver o que você consegue comprovar.
10) Contribuição com sistemas BSD sem ser commiter. Vale 1 crédito por ano. Tem que comprovar mostrando send-pr, códigos, reports e sua forma de contribuição.
11) Contribuição com sistemas BSD como commiter oficial. Basta comprovar que você é commiter ativo (ter e-mail @freebsd.org, @openbsd.org, etc). Vale 2 créditos por ano, portanto 10 créditos nos 5 anos de certificação.
Enfim, ou 10 pontos somando as possibilidades acima, ou você refaz a prova. 🙂