Há quem diga que o Steve Jobs é uma aquelas figuras emblemáticas que podem ser comparadas alguns tipos de comida, como bifi de fígado, por exemplo. Não conheço ninguém que goste mais ou menos de bifi de fígado – ou você gosta ou odeia. Reconheço que a analogia que utilizei no início deste post pode não ter sido a mais feliz possível, mas espero que tenha servido, dentro da “licença poética” que me permiti fazer, para ilustrar a separação velada que existe entre os que adoram Steve Jobs e os que lhe consideram um falastrão/oportunista.
Pessoalmente, como não é novidade para nenhum leitor assíduo aqui do blog, faço parte do primeiro grupo (dos que gostam de bifi de fígado) :). Sem entrar no mérito da questão, muito possivelmente não teríamos a imensa maioria das inovações tecnológicas que dispomos hoje em dia, sem o empreendedorismo, criatividade e uma certa dose de insanidade que norteiam a vida de Jobs.
Ontém a revista FORTUNE o declarou “CEO da década”, trazendo consigo uma reportagem extensa sobre a vida e obra de um dos fundadores da Apple, bem como, dos lançamentos ao longo da história da companhia que colocaram a empresa no lugar que ocupa atualmente no mercado. Segundo a UOL Tecnologia,
É bom lembrar que, nos últimos dez anos apenas, Jobs comandou uma revolução na Apple que balançou três grandes mercados em todo o mundo: o da música, o de filmes e, mais recentemente, o da telefonia celular. A “reinvenção” dos três foi tão grande ou até maior do que o que a Apple fez a partir da década de 1980, com a computação pessoal.
Outra coisa impressionante é como Jobs inspira pessoas dentro e fora da Apple. Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, disseram há pouco tempo ao The New Yorker que Jobs era o seu herói. Jeff Bezos até hoje morre de inveja do negócio da Apple, e apostou em um gadget do tipo com a chegada do Kindle. Marc Andreessen, co-fundador da Netscape, constantemente refere-se a Jobs em palestras e consultorias que presta a empreendedores.
Para saber mais sobre os últimos acontecimentos na vida de Jobs, leia também:
http://macmagazine.uol.com.br/2009/11/05/fortune-elege-steve-jobs-o-ceo-da-decada/
http://www.jack.eti.br/www/?p=159
http://www.jack.eti.br/www/?p=514
http://www.jack.eti.br/www/?p=883