Tratando exceções: Visual Basic e o objeto “Err”!

Costumamos dizer que no desenvolvimento moderno de aplicações, o programador fica responsável pelos recursos do sistema, interface, plataforma opercional em que vai rodar e estratégias para acesso concorrido ao banco de dados. Os dados em si, são de responsabilidade do SGBD. É ele quem vai de fato confirmar a gravação/atualização/exclusão de um registro ou computar um erro (exceção) durante a manutenção dos dados.

Não obstante, as linguagens do tipo RAD (Rapid Application Development), como é o caso do Visual Basic, Delphi e C++ Builder, por exemplo, trazem embutidas em si, métodos automatizados para tratamento de erros, sejam eles ocasionados e percebidos pelo SGBD ou por uma rotina qualquer do sistema. Ao programador, cabe apenas a tarefa de tratar de forma racional os erros, traduzindo-os ao usuário e refinando o código-fonte.

Você terminou de desenvolver aquele super projeto e esta ansioso para mostrar para o seu chefe. Naturalmente você depurou o seu código e testou tudo antes de gerar os discos de instalação , afinal o seu emprego está em jogo.

A instalação foi um sucesso , basta agora carregar a aplicação , então você clica no ícone da aplicação e surge na tela a fatídica mensagem : Data error event hit in D:\PROJETO1\TESTES\CLIENTES.MDB isn’t a valid Path…” , imediatamente você percebe que esqueceu de mudar o caminho para a abertura do banco de dados, e agora… todos os olhos se voltam para você e… bem ai você acorda suando frio , ainda bem que foi tudo um sonho … ou um pesadelo.

Veja bem, quando ocorre um erro durante a execução de um programa Visual Basic , o controle vai para uma lógica de tratamento de erros que consiste em exibir uma mensagem descrevendo a causa do erro e encerrando o programa a seguir.

Este é o procedimento padrão adotado pelo Visual Basic durante a execução de um programa compilado ; não o leve a mal, ele apenas esta sendo gentil solicitando a sua intervenção.


Você pode , e deve, intervir neste processo construindo uma lógica de interceptação e tratamento de erros no seu código , que irá interceptar os possíveis erros e tra- tá-los de uma forma mais elegante que a adotada pelo procedimento padrão do Visual Basic.

Tudo isto se torna mais enfático quando se trabalha com banco de dados no VB , pois neste caso, teremos muitas condições de erro durante a execução da aplicação.

Lembre-se, não existem nem aplicações nem programadores nem usuários perfeitos.

Continue lendo este excelente texto escrito pelo Macoratti, diretamente da fonte! 😉