Com o lançamento do protótipo U3-X Personal Mobility, a Honda aproveita anos de estudos do projeto ASIMO (robot bipede humanoide) e apresenta um novo conceito: a mobilidade pessoal. O Honda U3-X pesa cerca de 22kg e funciona com uma roda motriz omnideirecional especial, com motores, que permite tanto movimentos no sentido direcional retilíneo quanto diagonal.
A bateria de polímeros de lítio, utilizada pelo equipamento, fornece energia para uso contínuo de até uma hora e pode ser carregada numa tomada convencional do escritório. Apesar de compacto, o U3-X possui um braço extensível, apoios para os pés e um banco colocado estrategicamente de tal forma que posiciona o olhar do condutor próximo ao nível de uma pessoa que esteja em pé.
Talvez o U3-X Personal Mobility jamais vire um produto comercializado em larga escala, mas certamente trás várias contribuições tecnológicas para o campo da robótica “doméstica”. Quem sabe, num futuro próximo, poderemos ver variações do produto sendo utilizadas por portadores de deficiências ou até mesmo em segmentos específicos, como no caso de assistentes de bordo em aviões, por exemplo, com o intuito de aumentar o conforto de usuários?!?? 😉