Esta contribuição está participando do sorteio da Mochila Targus Matrix. Envie seu texto e participe você também, você contribui com outros usuários e ainda pode faturar uma mochila novinha em folha para o seu laptop. Saiba mais sobre como participar.
Sobre o Autor:
Renato Michnik de Carvalho
renato@rootlinux.com.br
Vamos imaginar o seguinte, você abrindo um arquivo com diversas linhas, diversas “funções/métodos” e se não estiver com as marcações para folding, você verá que a apresentação não é uma das melhores.
Agora abra o arquivo MDB2.php que está no pacote PEAR::MDB2 que com suas mais de 4.000 linhas, devidamente marcados com os foldings, olha como fica joiado
Mas como fazer para que seu arquivo fique assim? Basta adicionar ao seu .vimrc o seguinte:
-
set fdm=marker
Existem diversas formas de marcações para o folding, não vou descrever todas as formas, apenas a que eu uso, acho interessante e prática, mas cada um pode utilizar a que achar melhor ok.
A geração dos foldings são muito fáceis, primeiro coloque o vim em modo visual
Uma coisa que gosto de fazer em meus códigos é colocar um pequeno comentário na mesma linha da declaração da função e logo após criar o folding, o resultado é ótimo, veja, como fica organizado o código.
Como disse, da para fazer o folding de diversas maneiras, publiquei a maneira que eu acho mais simples e prática, se você tiver algo a acrescentar ao artigo, poste nos comentários 🙂