A VMware realmente não dá ponto sem nó no segmento de virtualização/consolidação de sistemas. Agora ela acaba de anunciar o lançamento do VMware WSX, um cliente web para as máquinas virtuais feito em HTML 5 e CSS que vai permitir aos usuários de aplicações VMware acessarem suas máquinas virtuais de basicamente qualquer computador, tablet e até mesmo smartphone.
De acordo com o GDH, o WSX é composto de um servidor web que precisa ser instalado em algum local (para fins de testes normalmente ele fica na mesma máquina onde roda o VMware). Ele acessa as máquinas virtuais e replica a saída de vídeo para clientes por meio de uma página da web. Toda a construção das janelas, ícones, elementos, pixels individuais e o que mais vier é feita usando recursos do HTML e CSS. Funciona na maior parte dos navegadores atuais, e tende a ficar melhor ainda no futuro (há alguns bugs no estado atual).
Veja mais sobre o WSX aqui. Para testar tudo isso basta usar o VMware Workstation Technology Preview 2012, que pode ser baixado gratuitamente e já inclui o servidor web (expira em 15 de outubro). Por enquanto apenas a versão para Linux conta com o WSX. Só para lembrar, o nome WSX é temporário enquanto não decidem um nome comercial final.