O E2Guardian é um webfilter de código fonte aberto poderoso e cheio de opções. Ele é muito mais performático e com muito mais recursos que os normalmente utilizados em servidores Linux ou pfSense®, como é o caso do SquidGuard, por exemplo.
Video-Tutorial sobre instalação e configuração do E2Guardian no pfSense 2.3 ou 2.4
Em relação ao pfSense®, na última versão do pacote do E2Guardian, ele consegue inclusive substituir o próprio Squid3. É isso mesmo, você não precisa mais se quer usar Squid para implementar um webfilter, tanto com proxy autenticado quanto transparente, com ou sem intercepção de SSL.
Vale lembrar no entanto que, no exato momento em que escrevo este post, o E2Guardian ainda não é um pacote da árvore oficial do pfSense®, por isso o vídeo demonstra como adicionar um repositório extra (não oficial). Contudo, não se preocupe, a utilização do pacote não altera em nada o core da ferramenta e também não implica na ‘desativação do repositório’ oficial. Basta seguir os passos do vídeo-tutorial acima.
Por fim, mas não menos importante, fica aqui o agradecimento ao time da ConexTI pelo trabalho e empenho em portar e manter o pacote (incluindo para FreeBSD). Mais especialmente ao amigo Marcello Coutinho, que de fato é o desenvolvedor sênior responsável pelo brilhante resultado com o E2Guardian no mundo BSD! 😉
Leia também: