Você já ouviu falar na nova “rede social do momento”, o Foursquare?

O serviço é destinado à usuários de smartphones. A idéia básica é prover um sistema interativo de geolocalização colaborativo. Em outras palavras, você instala o software no seu aparelho, inscreve-se no serviço e passa a fazer seus check-ins. Um check-in é um tipo de aviso (público ou privado) que você emite pra sua rede de amigos. É como se eu dissesse: “cheguei na Praia do Rosa – Imbituba-SC ”. Na prática você faz um apontamento utilizando o sistema de GPRS do seu telefone.

A partir de um check-in, é possível apontar hotéis, restaurantes, bares, passeios e estradas pelas quais você passou e o que achou de cada uma delas. Ao mesmo passo, você pode obter este tipo de informação a partir de apontamentos realizados por outros usuários do serviço. Os apontamentos textuais podem ter no máximo 140 caracteres e serem republicados em outras redes sociais, como é o caso do Twitter e Facebook.

O Foursquare mistura aos recursos mencionados acima, aspectos de um game. Quanto mais check-ins e/ou apontamentos você fizer num determinado local, mais pontos você acumula no seu perfil e vai escalando os badges. Um badges é uma espécie de avatar do usuário dentro do Foursquare. O grande objetivo é se tornar um “mayor” (prefeito). Pra chegar e manter-se com este badges para um determinado local (o estádio de futebol do seu time, por exemplo), você precisa usar o serviço e assistir mais jogos que quaisquer outros usuários.

Toda esta atmosfera torna o Foursquare viciante. Só para se ter uma idéia deste fenômeno, o serviço teve um crescimento de mais 3.400% em 2010 nos EUA. No Brasil o número de usuários também só faz crescer, principalmente em grandes centros e cidades com cobertura 3G por parte das operadoras de telefonia móvel.

Para começar agora mesmo a testar o Foursquare, basta possuir um smartphone munido com um sistema operacional homologado (Android, iOS, PalmOS, Blackberry, etc…) e seguir uma seqüência simples de passos:

  1. Baixar o aplicativo, instalar no seu smartphone e se cadastrar no serviço;
  2. Adicionar amigos aproveitando seus contatos de outras redes sociais como o twitter e facebook;
  3. Usando o GPS do celular, o Foursquare listará lugares próximos de você previamente cadastrados. Para compartilhar com seus amigos que você está no local, basta clicar em check-in. Caso o lugar onde você está não esteja listado, você pode incluí-lo no Foursquare;
  4. Na opção “tips” é possível deixar dicas, em até 140 caracteres, dos locais que você visitou. Depois você pode compartilhar os textos no facebook e no twitter.