Sempre achei falta de aplicações voltadas a organização pessoal que funcionassem bem em Linux ou Windows. As poucas que existem são limitadas, complexas, proprietárias e/ou ineficientes. Contudo, desde que li o post do amigo Augusto Campos falando sobre a versão for Linux do Wunderlist, comecei a testá-lo e realmente fiquei surpreso com a sua eficácia. O software, que é gratuito e foi desenvolvido sob o conceito de bundled (não possui dependências – está tudo incluso num único pacote), é realmente muito leve e simples de instalar e operacionalizar.
Numa interface conjugada você cria suas categorias e listas de atividades de forma bem objetiva. Com apenas dois cliques de mouse você pode compartilhá-las com seus amigos, colegas de trabalho ou abertamente na internet. A sincronização com os seus dispositivos móveis é automática e praticamente instantânea. Além disso, dentre os principais pontos fortes da ferramenta, podemos destacar:
- A sincronização automática multiplataforma entre o seu iPad, iPhone, Mac, Windows, navegador e Android;
- Lembretes automáticos via notificações e e-mails (ainda não disponível nas versões pra Windows e Linux), quando os itens das listas têm prazos;
- Simplicidade default – a princípio, cada item da lista só tem seu título, e a interface para digitá-lo tem apenas este campo. Quando é o caso de digitar mais coisas (uma anotação, um prazo, etc.) há uma interface adicional específica.
- Possibilidade de cadastrar novas tarefas por e-mail ou de compartilhar algumas listas com outros usuários;
- Útil para uma lista de supermercado ou de tarefas domésticas em família, ou para pendências em equipes escolares, por exemplo.
Enfim, até o presente momento, é a melhor app com este foco que particularmente já testei. Fica a dica! 😉