Uma das características mais marcantes da distribuição Linux Debian é a alta criticidade que antevê qualquer lançamento de uma nova árvore estável de pacotes e principalmente de uma nova versão. Pessoalmente este sempre foi um modelo que me atraiu muito no Debian, haja vista que trata-se de uma distribuição Linux com enfoque muito grande no uso em servidores, sou seja, ambientes corporativos e críticos (o que não quer dizer que você não possa utilizá-lo como ambiente desktop, claro. Leia mais sobre isso aqui).
De todo modo a versão 6.0 da distro está demorando mais do que o previsto para ser lançada e os gerentes do projeto encontram uma certa dificuldade em colocar o status “freeze” (congelado), onde novas versões de pacotes não são incluídas (apenas corrigidas e testadas). Este status antecede o lançamento de cada versão. Segundo o GDH, Adam Barrat (gerente geral do projeto) acredita que em poucos meses o Debian Squeeze será lançado, apesar de alguns contratempos.
Você também pode ler aqui um artigo publicado pelo próprio Adam Barrat, o qual contém uma visão geral sobre algumas das principais novidades e entraves no processo de liberação do Debian 6.0. Resta-nos aguardar e confiar no bom senso que sempre norteou as decisões de quem comanda uma das principais distribuições Linux de todos os tempos.